A língua dos Anjos

Eu ainda era muito jovem quando me disseram que precisava ter o “dom de línguas”… era uma obsessão de muitos/as de nossa comunidade naquele tempo… lembro-me de que as pessoas se reuniam para buscar esse dom… oravam, se ajoelhavam, choravam… mas muitas frustrações também encontravam lugar na emoção daqueles/as irmãos/ãs!

Quando amadureci na fé e na vida, entendi que existiam questões mais emergentes como referencial cristão… o dom de se relacionar, o dom de respeitar, o dom de apoiar… também conheci muitos/as que falavam línguas que eu não conhecia… do desamor, da intolerância, do desafeto… mas insistiam que dominavam o “idioma dos anjos”.

Hoje, como pastor, tendo ciência da Glossolalia, continuo a mesma reflexão que tinha na época de adolescência… qual a língua dos anjos? O que eles falam…. qual seu vocabulário… seu tom de voz, sua mensagem?

Acredito que esta linguagem angelical tenha seus mistérios… mas podemos divagar sobre alguns de seus desdobramentos.

Quero crer que ela não traga o propósito exclusivista de deixar alguém de fora da conversa… os anjos são amistosos, pacíficos, compreensivos… não se furtariam a nenhuma tendência ou pensamento… dialogariam com os desiguais… imagina? Uma língua compreendida pelas diferenças de protestantes, católicos, tradicionais, pentecostais, progressistas?

Ou não… será que haveria um código com imposições e restrições na linguagem celeste, uma senha de poucos/as escolhidos/as por mérito ou espiritualidade?

Haveria essa língua capaz de transcender os limites da diferença… de ser ouvida, entendida, aceita… inteligível o suficiente para encontrar eco, reestruturar significados, desfazer desavenças, disputas, reorganizar sentimentos e mudar sentidos?

Se é que o idioma do céu tem sido falado na terra, onde está sua diferença… apesar de ser estranho, dissonante em nossos ouvidos, ele não deveria dizer alguma coisa, alguma novidade, gerar algum fruto em nossa vida?

Ou nós é que não temos tido a capacidade de traduzir, de decifrar suas mensagens e desafios? Será que temos falado idiomas diversos e divergentes do que se fala na Glória de Deus?

Onde estão os vocábulos da unidade, as consoantes da harmonia, as trovas da compreensão… os parágrafos da tolerância, os pontos do respeito, as frases da igualdade?

Lembro-me novamente dos tempos de adolescência de quando insistiam comigo que precisava falar a língua dos anjos… e penso que realmente devo buscar esse aprendizado… mas a língua que quero falar, e que imagino ser de fato a que deva ser falada por ministros/as de Deus, tem que ser audível e compreensível a todos/as… não pode estar fechada em redutos… mas harmoniosa e pacífica, consoladora, unificadora, conciliadora, edificante e desafiante, terna, amável.

Quero falar a língua dos anjos… desde que minhas palavras se traduzam em bênçãos para os homens e mulheres a quem fale… desde que nela hajam mensagens de entendimento, amor, arrependimento, Graça, salvação.

Que o Senhor do céu nos ajude a falar, a sentir e a ouvir as doces palavras que saem dos lábios dos anjos e que essas palavras inspirem nossas vidas!

Na graça e na paz,

Rev. Nilson

Published in: on março 23, 2007 at 11:54 am  Comments (18)  

The URI to TrackBack this entry is: https://revnilsonjr.wordpress.com/2007/03/23/a-lingua-dos-anjos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

18 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Nilson, simplesmente lindo.
    Creio piamente que foram os anjos que colocaram estas palavras na sua boca.

    Abraços,
    Klaus.

  2. Concordo com o Klaus… muito inspiradas e inspiradoras suas palavras, com as quais faço eco. Certamente para que haja conciliação e entendimento, é preciso que haja muitas línguas diferentes, mas que sejam capazes de dar e de fazer entender, a mesma mensagem.
    Bjokas
    lis

  3. Penso eu, que a lingua dos Anjos não é uma lingua que tenha que ser compreendida por nós, pois esta é uma conversa entre o Esperito Santo e Deus e não conosco. este dialogo que eles tem pode sim nos trazer uma mensagem porem em forma de uma visão, ou melhor, imagens que podem ser para nós ou para outra pessoa, no entanto essas imagens só serão decifradas se a pessoa que as receber estiver preparada para transmiti-la ou no caso, recebe-la. Para se alcançar algo devemos nos dedicar ao maximo em orações, jejum, renuncia, praticar a palavra, adore ao Senhor que ele lhe abençoará.

  4. Rev.Nilson eu sou evangélica da assembléia de Deus em aldeia da prata-Manilha -Itaboraí. Gosto muito de ler a bíblia. As vezes ñ entendo porque as pessoas julgam dizendo muitas vezes que quem ñ recebeu o dom de falar línguas está em pecado. E o que é realmente as línguas dos anjos?Quando fui batizada eu recebi o dom de línguas;só que percebi que comecei falar castelino e outras que eu mesma ñ compreendia.Por favor me explique o que é falar línguas de anjos?A paz do Senhor Jesus!Amém!

  5. na biblia, todas as vezes que um anjo falou com alguem, ele falou na lingua da pessoa. Ex: com agar, com Abraão, com Jacó, José, Maria etc.E hove entendimento entre eles, porque agora falar uma (suposta)lingua que uma das partes não entende?.
    Eu preciso de mais esclarecimento, mas estou disconfiado que seja uma fraude.

    • ola amigo a biblia nos mostra bem claro que existe o dom de linguas ate os dias de hoje se quezer mais informaçao entre em contato comigo pelo msn pauloprestes_@hotmail.com

  6. Olá meus amados!!!!
    Eu sou Evangélico e tenho sofrido muito na minha Igreja por eu debater sobre este Dom de Lingua,
    eu fui da Ronovação Carismática Católivca Durante 6 Anos, Fui seminarista, lá eu falava na “lingua dos Anjos”, Profetizava, Derrubava gente, enfim, tudo que se faz na igreja evangélica nos nossos dias.
    Mas hoje eu ñ faço mais nada disso por que descombri que a lingua dos anjos mencionado por paulo foi uma comparação com o amor, assim ele disse: “Ainda que eu falasse… Ainda!!!!!!!!!Impótese
    E outra a variedades de linguas se refere a idiomas e não a este balbuciar junto com êstase que estão nos nossos dias hoje!!!
    Veja no capitulo 2 de atos dos apóstolos..
    Todos falavam na lingua daqueles povovs que lá se encontravam proclamando as maravilhas de Deus na lingua deles.
    Concordam!!!!!!!!!!!
    Muito bem.
    Espero poder ajudado em alguma coisa
    Por favor leia o capilo 14 de I Corintios e vamos ver lá que o Dom de variedades de linguas é para ser direcionada a santificação da igreja(aos Irmãos) e não a Deus como querem que a gente acredite
    e mais tem que haver intérprete caso contrário cale-se.
    A PAz de Jeseus a Todos.

  7. Muito sábio o que disseste Rev. Nilson. Penso que a língua dos anjos é uma forma de oração com Deus, onde é possível um contato mais íntimo com Ele.

  8. Joneslei Martins De Barros! Paz do Senhor.
    Creio no Dom de Liguas, e entendo que e´algo dado por Deus aos homens que creem em Jesus, para o sua edificação pessoal, onde o crente fala em mistérios com Deus, gerando mais intimidade, fortalecimento, ainda que a priore voce( sua mente não compreenda) pois é seu espirito falando com Deus, e Deus te respondendo, quer através de seu Santo Espirito, ou através de seus espiritos ministradores(anjos). E depois haverá uma compreensão, discernimento, intimo do que Deus te revelou, através deste diologo, quer seja uma idéia, estrategia, canticos, sermões, paz, conforto, exortação, creio que a finalidade da Lingua é essa, pois Deus não nos daria algo banal, tudo que Deus faz é para um fim proveitoso.
    O desafio é deixar as coisas de crianças, pois o homem em sua liberdade de escolha, pode fazer uso indevido das dadivas de Deus, e colherá o fruto do que está semeando. O dom de lingusa não e jamais será termometro de espiritualidade, ou indicador de santidade, esse seria o Fruto DO ESPIRITO descrito em Galatas, ou seja o AMOR, em sua varias faces, a Paz, a alegria, o dominio proprio, mansidão, benignidade, bondade, esse o caracter de Deus gerado em nós, a obra paralela, e distinta que o Espirito faz em nós. Prefiro ser reconhecido pelo amor de Deus, que pelos dons, mas exorto que os dons são necessários, todos eles, e devemos buscar com zelo os melhores, os dons em si são para o serviço, e não para exaltação, para alto promoção.
    Busquemos em amor e humildade os dons de Deus para nós.

  9. Olha Amigo.. aki quem fala é um brasileio de Minas Gerais, te digo que depois de ler teu texto compreendo que não é preciso de nenhuma senha ou entendimento intelectual para falar com os anjos, basta apenas que estejamos com o coração puro e a mente limpa, como você fez na hora de escrever este texto.

  10. A paz de Jesus a todos..Sinceramente acho que a lingua que os crstãos falam quando estão em extase durante o culto é inoqua com relação a edificação da palavra, pois para que haja comunicação deve existir um entendimento entre o emissor e o receptor, além disso quem garante que o que estão falando realmente está glorificando o Senhor?. O sacrificio de Jesus pelo homem foi perfeito e suficiente para que abrisse um caminho através dele ao Pai.A palavra de Deus – A Biblia Sagrada ela propria se explica, não sendo necessário intermediários ou tradutores…Portanto, não precisamos de linguagem initeligivel para falar com nosso Pai. Prefiro louvar conscientemente e com todo o coração o Pai, em nome de Jesus, do que ficar balbuciando palavras sem compreensão. Meu Deus é o Deus da Verdade, ….conhecereis a Verdade e ela vos libertará. Espero ter contribuido na edificação do entendimento. Abraço

  11. Makan habes ekus solites,
    caram fades elekis so ite bale nagerus solus angelus. Jore filo sone akan sone ritus sacatos.
    Fokius seuz kuzois, filus de puctais.
    Etes sperus no imfienerus.

    Gabriel

  12. Boa tarde, Rev. Nilson.
    Vc foi mto feliz em sua colocação, sobre esse dom, eu procurava a explicação há mto, pois tenho vários dons e não esse e isso me frustrava.
    Que alivio para minha alma.
    Que Deus lhe abençoe, permaneça no amor de Cristo.

  13. amei a historia …parabens vc tocou meu coraçao

  14. A paz do senhor jesus cristo, aqueles que são nascidos do espirito entendem as coisas do espirito, os da carne entendem a da carne amém


Deixe um comentário