As estrelas do Natal

estrela

Quando missionário em Tangará da Serra, no Mato Grosso, tive uma experiência inspiradora durante o período do advento. Nos três domingos que antecedem o Natal, ritualmente, durante as celebrações, a comunidade enfeitou uma grande árvore de Natal posta ao lado do altar. O diferencial da ornamentação foi que as estrelas foram produzidas de um lado coloridas e brilhantes e do outro, em papel branco, onde eram anotados, a cada culto, motivos pessoais. Em cada encontro, todos tinham oportunidade para escrever suas questões e levarem até a árvore. Lembro-me que no primeiro encontro os irmãos anotaram lembranças tristes do ano, no segundo, as boas recordações e, no último, os sonhos para o futuro.

Recordo de vivenciar momentos significativos na vida de quem participou. Nas tristezas, o lamento de perdas, frustrações, fracassos e angústias. Nas alegrias, a gratidão por conquistas, superações e vitórias. Nos sonhos, a esperança viva no olhar de cada um diante de desafios e novas possibilidades. Tudo estava lá, exposto numa mesma árvore. De um lado, o simbolismo da vida e de suas lutas, do outro, o brilho da estrela, contrastando com fragilidade da vida.

Aquela árvore trouxe um novo significado para o Natal daquela comunidade, pois mostrava a dicotomia da vida inspirada por Cristo que, se por um lado sugere a paz e a segurança, por outro, não nos isenta de momentos difíceis.

Jesus é aquele que vem para nos iluminar a despeito de qualquer dor ou tragédia. Ele não se retira, mantendo-se ao nosso lado sempre. Como as estrelas que enfeitaram a humilde árvore daquela pequena congregação, Jesus nos transmite luz, mesmo que concomitante às dificuldades e carências que venhamos ter. Basta que consigamos conceber uma fé crente, mesmo que sem paz, fiel, mesmo que sem garantias, presente, mesmo que sem perspectivas.

Que o Jesus do Natal nos ilumine sempre. Que tenhamos desprendimento para colorir nossa vida com Sua luz, que vivamos a dimensão de um Natal mágico, transcendente, e que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde o nosso coração e a nossa mente ”, para que nos encontremos a cada dia com a alegria da vida e o prazer da esperança.

Rev. Nilson

Anúncios
Published in: on dezembro 18, 2013 at 9:20 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://revnilsonjr.wordpress.com/2013/12/18/as-estrelas-do-natal/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: