Pontos de Encontro.

07.08.2007

Desde que cheguei à cidade de Piracicaba tenho notado os belos templos… as mais diversas religiões se esmeraram em construí-los com o máximo bom gosto… são obras majestosas e impressionantes. Os templos remetem à fé, à crença, à religiosidade, mas de maneira especial, servem para lembrar a imagem e a presença de Deus. Ao olharmos para uma dessas construções vemos mais do que a arquitetura, enchemos nossos olhos daquilo que procura mostrar o invisível, o indecifrável. Os templos são traduções modestas da irretratável figura de Deus.

Essa relação com a imagem do Poderoso contida nessas edificações é interessante… as pessoas procuram os templos para achar Deus… como se a representação fosse fato… e Deus, realmente, morasse ali, naquele endereço. Existe quem encontre paz e tranqüilidade para suas aflições dentro das igrejas – mesmo quando estão vazias – num momento de prece ou mesmo observando a decoração.

Infelizmente, sabemos que esses “pontos de encontro” com Deus são esquecidos na maioria do tempo… o movimento de suas ruas mostram que muita gente nem se dá conta de que está em frente a um templo. Deus não é lembrado por elas… nem no cenário das belas igrejas.

O corre – corre então, nos torna pessoas que visitam Deus de vez em quando… aos domingos… às vezes pela manhã, às vezes pela noite… como um conhecido qualquer… a quem se pergunta: “como passou a semana?”. Deus fica lá… restrito ao espaço delimitado pela nossa ilusão… na representação daquele horário, daquele local, daquele dia… o simbolismo engana nossa mente e nosso coração.

Isaias, o profeta, disse: “… eu vi o Senhor… ” . Onde será que Ele estava quando foi visto por Isaías? Em algum templo, em algum monte, reunião, acampamento… onde será? O relato fala de um trono, de anjos… mas não informa o endereço, a rua, o andar… fala de uma visão, de uma imagem tão surpreendente que abalou a vida do profeta.

Ver Deus não é como ver templos… mas deveria ser! Os templos são comuns… sabemos onde encontrá-los… sinalizam sua presença através de torres, sinos e símbolos… são diferentes, notáveis, fazem diferença, simbolizam, como já dissemos, uma determinada forma de crer.

Deveria ser normal ver Deus! Há tantas formas de vê-lo que poderiam ser comuns! Quantos retratos d’Ele poderiam ser estampados na vida, no trivial… especialmente em relação àquilo que remete a Ele, à sua essência… o amor, a boa vontade… verdade, lealdade, honestidade, liberdade, justiça e tantas outros valores… imagine se estas virtudes que, de uma forma intensa, mostram a pessoa de Deus, fossem vistas em nosso dia a dia… se encontrássemos com as imagens do Todo Poderoso no decorrer do dia, da vida, nas ruas, nas conversas, sem local definido!
Os templos e seus altares são construções maravilhosas, contudo, ainda mais especial seria se seu significado estivesse estampado nas pessoas… templos humanos… capazes de evocar a fé, a religiosidade daqueles que precisam delas.

Espero, sinceramente, ver Deus além dos templos… além dos endereços, datas, horários, encontros… cultuá-lo transcendendo o padrão dos olhos… encontrá-lo independentemente de minhas limitações e conceitos… e nunca deixar de achá-lo onde quer que eu vá.

Que Ele nos abençoe!

Na graça e na paz,

Rev. Nilson.

Anúncios
Published in: on agosto 14, 2007 at 2:29 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://revnilsonjr.wordpress.com/2007/08/14/pontos-de-encontro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Eu? Eu encontro Deus nas pessoas com quem me encontro ou trombo durante o dia.
    Encontro Deus nos momentos em que me reúno com meus irmãos e irmãs em culto, nos estudos bíblicos, nas reuniões de oração…
    Encontro Deus nas meditações matinais com minha família.
    Encontro Deus nas minhas orações silenciosas.
    E encontro Deus NAS SUAS MARAVILHOSAS MEDITAÇÕES, rev. Nilson.
    E nas horas que eu me esqueço dEle, Ele vem se encontrar comigo. Isso é MaRaViLhoSo.
    Obrigado por mais esta bela mensagem.
    Abraços,
    Klaus.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: