A Jerusalém que mata seus profetas

A Jerusalém que mata seus profetas é aquela que atrai pelo brilho e pela beleza de seu dossel… enchendo olhos e corações, capaz de se transformar em significado de dedicação e de vida.

Por sua história e simbolismo, esta Jerusalém tem um ‘quê’ a mais que faz emudecer, sonhar… por ela os profetas se emocionam, se entregam, abdicam e até se sacrificam.

Esta Jerusalém toma parte da vida e da história deles, levando-os a capacitarem-se, a esforçarem-se, crendo num ideal maior. Assim ela se faz importante, especial, singular. Por ela são capazes das maiores entregas, sem esperar nada além de um sentido que os faça mais próximos de Deus.

Os profetas se gastam por ela… envelhecem sem nada ter e sem nada almejar.

A Jerusalém que mata é real, diferente da Jerusalém celestial, que é transcendente e mística. Esta outra, terrena, é formada por gente, limitações, interesses e ambições que estão aquém do mundo idealizado pelos profetas.

É a mesma que Jesus encontrou pouco antes de seu martírio… e que o fez indignar-se, entristecer-se, lamentar, decepcionar-se. Talvez por ter visto que ela não mata somente as pessoas, mata ideais de vida, sonhos, utopias, dessas que só são possíveis em corações crédulos, como o de criança.

A Jerusalém que mata é a Jerusalém que resta aos pobres profetas dedicados, deslumbrados e ufanistas, que um dia creram que poderiam, ao contrário do próprio Cristo, sobreviver à avassaladora estrutura da religião de Jerusalém.

Ah! Jerusalém, que mata seus profetas! Que mata sonhos, mata esperanças, mata a fantasia de um cristianismo autêntico e franco, sincero e transparente… sem os disfarces da pequenez humana! Deixa-nos sonhar que ainda somos profetas, que ainda falamos de Deus, que ainda podemos crer e viver acima do que tu és, de seu artifício, de sua insídia, de seu ardil!

Rev. Nilson

About these ads
Published in: on setembro 25, 2010 at 12:00 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: http://revnilsonjr.wordpress.com/2010/09/25/a-jerusalem-que-mata-seus-profetas/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: